Projetos

Voltar para a página de Projetos

Sistema Inteligente de Gerenciamento de Resíduos (PROJETO HERA)

O HERA é uma solução inovadora que integra inteligência artificial, visão computacional e sensores para otimizar a gestão de resíduos. A plataforma oferece um conjunto completo de ferramentas para detectar, classificar e monitorar resíduos de forma automatizada, melhorando a eficiência na coleta e o processo de gestão. Esta tecnologia pode ser aplicada não somente para monitorar resíduos, mas também pode detectar pragas na agricultura, mortandade de peixes em rios, identificar espécies de pássaros, identificar acidentes de trânsito em real time, entre outras funcionalidades em que o sistema é capaz de se adaptar.

  • Detecção e Monitoramento em Tempo Real: Utilizando câmeras de monitoramento e sensores, o sistema é capaz de identificar tipos de resíduos (orgânicos, recicláveis, perigosos, etc.) em tempo real, monitorando áreas públicas, zonas industriais, e até dentro de estabelecimentos privados. O sistema pode funcionar de forma colaborativa recebendo imagens de smartfones, tablets, máquinas fotográficas e câmeras filmadoras, para coletar as imagens e classificá-las e enviar alertas de risco, de identificação de resíduos, ou qualquer tipo de alerta que desejar.
  • Classificação Automática de Resíduos: O modelo de IA analisa as imagens e os dados recebidos para classificar os resíduos corretamente, fornecendo feedback imediato sobre os itens encontrados, ajudando na separação e triagem para a reciclagem. Esta função é aplicada para gerar maior responsividade na mitigação de resíduos que ofereçam maior risco para o meio ambiente.
  • Previsão e Análise de Tendências: Utilizando aprendizado de máquina, o sistema pode prever volumes de resíduos gerados e identificar padrões sazonais, ajudando a planejar melhor a política de geração e redução de resíduos. Emite relatórios gerenciais para apoiar a gestão de resíduos trazendo projeção de cenários que apoiem a tomada de decisão.
Abrir bate-papo
Olá! Gostaria de falar diretamente com um dos fundadores?