Saiba o que é o ESG Challenger
A Autoridade Portuária de Santos realizou o primeiro hackathon (ESG Challenge) com temática voltada exclusivamente para o tema ESG. O evento tecnológico será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Parque Tecnológico de Santos.

O ESG Challenge reuniu profissionais de diversas áreas, universitários e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias. Foram dois dias intensos de palestras, workshops e painéis de discussão, além de um talk-show com uma palestrante renomada abordando temas de inclusão. Ao final do 2º dia, as equipes participantes apresentaram suas soluções para uma banca avaliadora.
Os vencedores ganham um período de incubação no Parque Tecnológico de Santos, com forma de incentivar o desenvolvimento da solução conceitual apresentada nos dias do evento.
O evento é uma parceria da APS, Sebrae e Parque Tecnológico de Santos
Temas Propostos:
- Soluções para efluentes, resíduos, circularidade e crise climática.
- Detecção e combate ao assédio no Porto de Santos.
- Desenvolvimento de uma plataforma para vagas inclusivas e capacitação.
Os critérios de avaliação são:
- Originalidade
- Aplicabilidade
- Escalabilidade
- Grau de Inovação/Criatividade
- Diversidade
- Pitch de Negócio Originalidade
Benefícios para os Vencedores:
- 1.) Incubação na Fundação Parque Tecnológico de Santos por 12 meses;
- 2.) Apoio do SEBRAE com mentoria mensal, participação em eventos, conteúdo especializado e suporte ao negócio;
- 3.) Participação nas reuniões do Manifesto ESG para networking com terminais e agentes portuários;
- 4.) Bolsa de Estímulo à Inovação de R$ 36.000,00 para desenvolver a solução durante o período de incubação.

A equipe Data Over Seas, formada por cinco membros, destacou-se ao apresentar uma ferramenta de gestão e monitoramento de resíduos utilizando inteligência artificial. Essa solução impressionou a banca avaliadora e garantiu à equipe o primeiro lugar no hackathon, com um prêmio de R$ 36 mil para continuar o desenvolvimento do projeto.
- Flavia do Valle
- Gabriel Luiz dos Santos Silva
- Renan Martins
- Thalita Routh
- Renato Marcio dos Santos
As outras equipes também desenvolveram soluções inovadoras, mas o destaque deste hackathon foi o solução trazida pela equipe Data Over Seas, que mostrou o potencial da tecnologia em transformar a gestão de resíduos nos portos. Todos os projetos apresentados foram contemplados com um ano de incubação no Parque Tecnológico, refletindo o sucesso do evento em conectar a comunidade tecnológica aos desafios ESG do Porto de Santos.
